Qual a Solução Descentralizada Para Hospedagem De Site

5/5 - (11 votes)
Qual a Solução Descentralizada Para Hospedagem De Site

Qual a Solução Descentralizada Para Hospedagem De Site : A Hospedagem Web Descentralizada é uma forma de hospedar sites para que o site não seja facilmente desativado ou degradado por uma interrupção do serviço (intencional ou não) de um determinado fornecedor.

 

Por que a hospedagem de site descentralizada é importante?

As razões para querer fazer hospedagem na web descentralizada, às vezes chamada de hospedagem Web3, incluem:

  • Resiliência técnica do site – a interrupção não intencional de um componente não derruba o site
  • Segurança e privacidade – as informações do site não são acessíveis por terceiros que, de outra forma, estariam envolvidos na hospedagem de um site centralizado
  • Proteção contra remoção de plataforma / censura – os componentes de hospedagem do site não podem ser facilmente bloqueados ou desativados intencionalmente

How to Host a Decentralized Website

TLDR: você pode usar o Diode para implantar um site WordPress descentralizado a partir de um Raspberry Pi.

Atualmente, existem várias soluções excelentes que contribuem para o futuro da hospedagem descentralizada na web. 

Algumas dessas partes abordam o problema (por exemplo, o ENS é uma abordagem para descentralizar o DNS, assim como o BNS da Diode) e outras criam uma solução holística 

(por exemplo, o IPFS pode ser usado para criar sites descentralizados, públicos e hospedados em massa, enquanto o Publish da Diode mecanismo é uma ótima solução de autocustódia).

Embora os colaboradores do Web3 estejam fazendo um bom trabalho, a mistura de novas tecnologias do Web3 ainda não 

“atravessou o abismo” – eles ainda não estão prontos para substituir as tecnologias centralizadas na maioria dos casos de uso.

Na Diode, acreditamos que habilitar as tecnologias de nuvem de hoje, ao mesmo tempo em que apresenta recursos melhores e mais sustentáveis, é fundamental para o sucesso do Web3. 

Queremos permitir que cada pessoa selecione a combinação certa de tecnologias centralizadas e descentralizadas para seus casos de uso.

Por exemplo, você pode implantar um site usando AWS ou Azure (forte resiliência técnica), enquanto publica o site via Web3 (preocupações de censura reduzidas). 

Ou você pode implantar um site em um Raspberry Pi (melhor custo, privacidade, segurança e remoção de plataforma do lado do host) 

enquanto o publica via Web2 (melhor capacidade de pesquisa, mas vulnerabilidade centralizada à censura e remoção de plataforma de nome de domínio). 

Ou você pode combinar todos os elementos do Web3 executando seu site em vários servidores da Web, em vários endereços IP residenciais, enquanto o publica de forma privada via Web3.

A combinação selecionada dependerá da vulnerabilidade que você deseja evitar no caso de uso específico.

 

O futuro da hospedagem descentralizada na Web

Para muitas organizações, “a nuvem” é a visão atual do futuro – elas estão migrando de servidores locais/auto-hospedados (Web 1.0) para tecnologias de hardware e software baseadas em nuvem (Web 2.0). 

Servidores baseados em nuvem (por exemplo, AWS, Azure, GCP, Linode, etc…) e software baseado em nuvem (por exemplo, Salesforce, Epic, Exosite, Cloudflare, etc…) têm as vantagens de economias de escala, experiência no assunto e fácil acesso. 

Para obter a mesma funcionalidade, uma organização que usa a nuvem pagará mais por software e hardware, mas menos pela equipe de TI. 

No final das contas, o aumento nas taxas mensais pagas a todos os fornecedores de nuvem é compensado por menores custos de pessoal, melhor funcionalidade e tranquilidade.

Em comparação com o paradigma Web1, uma das únicas desvantagens claras de um futuro de nuvem Web2 é que o número de fornecedores externos aumenta, diminuindo assim a autossuficiência e a integridade dos dados de uma organização. 

Em um mundo ideal, essas não seriam preocupações – você poderia confiar que os fornecedores sempre estariam à sua disposição e que eles nunca fariam nada de errado com suas informações.

No entanto, do ponto de vista de março de 2022, fica cada vez mais claro que não vivemos em um mundo ideal. 

O escopo de geografias e afiliações que resultarão no banimento de um fornecedor ou em virar as costas para você está aumentando. 

O escopo de violações de dados e solicitações de dados de terceiros feitas sem o devido processo está aumentando. 

Parece claro que uma abordagem que incorpora sabiamente o melhor da Web2 com o melhor da Web3 traçará o caminho para um futuro vibrante.

Na Diode, estamos entusiasmados com a forma como os recursos da Web3, como hospedagem descentralizada na Web, podem ajudar as estratégias da Web2 a serem mais bem-sucedidas. 

Queremos ver todo o poder da Internet continuar sendo usado para potencializar os casos de uso de amanhã em nosso mundo cada vez mais dinâmico.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top